Como parte de sua visita a Kiev na terça-feira, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, se reuniram para almoçar em uma pizzaria.
De acordo com o próprio Kuleba, essa "primeira rodada de conversas" ocorreu na Veterano Pizza, um famoso local com temática militar na capital. "Contei a ele sobre a história do restaurante, criado por veteranos que ainda estavam na linha de frente, e pedi uma pizza ucraniana. O secretário de Estado ficou satisfeito e animado", escreveu o chanceler no Instagram*.
"Como alguém que entende de pizza, como a maioria dos americanos, a pizza aqui é excelente. Eu a recomendo muito", disse Blinken.
Entre os tópicos abordados durante o almoço de trabalho estava o apoio à Ucrânia com vistas à "restauração de uma paz justa e ao desenvolvimento" da nação, detalhou Kuleba, informando que a próxima rodada de diálogos ocorrerá amanhã. Blinken disse que quer deixar claro para os ucranianos que "eles não estão sozinhos", informa a Fox News.
Blinken e Kuleba já tiveram conversas informais em um restaurante antes. No ano passado, eles se encontraram em um McDonald's em Kiev, onde saborearam batatas fritas e discutiram a possibilidade de a rede de fast food norte-americana reabrir na Ucrânia.
Diplomacia musical
Na terça-feira, Blinken também participou de um evento beneficente no Barman Dictat, um clube em Kiev, onde se juntou a uma banda local tocando guitarra e cantando o clássico de Neil Young "Rocking to the Free World".
Essa não é a primeira vez que o Secretário de Estado dos EUA mostra suas habilidades musicais. Em setembro passado, em um evento para promover a política externa dos EUA por meio da música, ele tocou guitarra e interpretou a icônica canção de blues "Hoochie Coochie Man", de Muddy Waters.
* Rede social pertencente à Meta, que é rotulada na Rússia como uma organização extremista, cujas redes sociais são proibidas em seu território.