As Forças Armadas Russas libertaram nesta segunda-feira (24) a cidade de Zatishie, na província de Zaporozhie, informou o Ministério da Defesa russo.
As autoridades detalharam que a localidade foi libertada pelo agrupamento de tropas Vostok ('Leste') após uma intensa ofensiva.
Zatishie está localizada nos arredores de Guliaipole, uma importante zona fortificada das Forças Armadas do regime de Kiev na região.
Avanço russo
No mesmo dia, as autoridades do exército informaram que foi libertado o vilarejo de Novoye Zaporozhie, localizada na mesma província.
Segundo o comunicado oficial, as unidades do agrupamento de tropas Vostok "romperam a defesa inimiga com uma rápida ofensiva e libertaram a localidade".
- Na última sexta-feira (21), o Ministério da Defesa russo informou que as forças do país libertaram 16 localidades na área da operação militar especial em uma semana, incluindo a cidade estratégica de Kupiansk, localizada na província de Kharkov.
- A cidade de Kupiansk está localizada às margens do rio Oskol, a pouco mais de 100 quilômetros da cidade de Kharkov, e tornou-se um importante bastião da defesa ucraniana nesta parte da frente de batalha, além de ser um centro logístico crucial. As colinas na margem direita do rio também têm importância defensiva para Kiev.
- A captura da cidade permite que as tropas russas avancem ainda mais para oeste, na região de Kharkov. Dezenas de cidades na região já estão sob o controle de Moscou, embora algumas ainda permaneçam sob controle ucraniano. A libertação de Kupiansk sela definitivamente o destino dessas guarnições.