A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) deu início a exercícios navais com navios, armamentos e aeronaves de 11 países aliados, nesta segunda-feira no sul da Finlândia, informou a Marinha finlandesa, que coordena o Freezing Winds 25 ("Ventos Congelantes 25").
As manobras, que reúnem 20 navios de guerra e embarcações de apoio, além de 5 mil militares, serão realizadas no arquipélago e no Golfo da Finlândia, no mar Báltico, até 4 de dezembro.
Participam do exercício tropas e navios da Finlândia, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Letônia, Lituânia, Holanda, Polônia, Estados Unidos e do Grupo Permanente de Contramedidas de Minas da OTAN 1 (SNMCMG1, na sigla em inglês).
Os objetivos alegados incluem "garantir a segurança das rotas marítimas e infraestrutura crítica, defesa anfíbia e desembarques no arquipélago e na costa, e operações navais conjuntas", segundo o comunicado.
A operação envolve ainda pessoal e navios do Exército finlandês, da Força Aérea, do Comando de Logística de Defesa e da Guarda Costeira, além de voos contínuos de caças, aeronaves de patrulha e helicópteros. As forças também atuarão em águas territoriais da Estônia.