Estados Unidos e Ucrânia divulgam declaração conjunta sobre negociações de paz

Os dois países concordaram em continuar trabalhando em propostas conjuntas nos próximos dias, em estreito contato com a União Europeia.

A Casa Branca divulgou neste domingo (23) uma declaração conjunta com a Ucrânia abordando os resultados alcançados durante as negociações de Genebra sobre o plano de paz.

"As negociações foram construtivas, focadas e respeitosas, ressaltando o compromisso compartilhado de alcançar uma paz justa e duradoura", diz o documento.

"Ambos os lados concordaram que as consultas foram muito produtivas. As negociações demonstraram progresso significativo na harmonização de posições e na identificação de próximos passos claros", acrescenta.

A declaração também afirma que Kiev agradeceu a Washington por seu papel como mediador no conflito.

"A delegação ucraniana reafirmou seu apreço pelo firme compromisso dos Estados Unidos e, pessoalmente, do presidente Donald J. Trump por seus incansáveis ​​esforços para pôr fim à 'guerra' e à perda de vidas", diz o texto.

No documento, a Casa Branca afirma que Estados Unidos e Ucrânia "concordaram em continuar trabalhando intensamente em propostas conjuntas nos próximos dias" e que "manterão contato próximo com seus parceiros europeus à medida que o processo avança".

"Ambos os lados reiteraram sua disposição de continuar trabalhando juntos para alcançar uma paz que garanta segurança, estabilidade e a reconstrução da Ucrânia", conclui o comunicado.

Outra declaração da Casa Branca indica que "representantes ucranianos afirmaram que, com base nas revisões e esclarecimentos apresentados, acreditam que a versão atual reflete seus interesses nacionais e fornece mecanismos confiáveis ​​e aplicáveis ​​para salvaguardar a segurança da Ucrânia tanto a curto quanto a longo prazo".

O comunicado diz ainda que "a reunião concluiu com o entendimento mútuo de que o encontro representou um avanço significativo e que a estreita coordenação contínua será essencial para que as partes trabalhem em prol de uma paz duradoura e abrangente".

O plano de Trump

Putin: 'Ucrânia e Europa vivem ilusão'

Na sexta-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o plano para a resolução do conflito ucraniano proposto por Washington já foi discutido antes da reunião no Alasca, e que a Rússia está preparada para "mostrar a flexibilidade" que propõe.

Respondendo a uma pergunta antes da reunião do Conselho de Segurança, o presidente afirmou que, embora o plano não estivesse sendo discutido publicamente, ele foi apresentado "em termos gerais" antes da reunião no Alasca com seu homólogo americano, Donald Trump. Putin explicou que, durante essa discussão preliminar, o lado americano pediu ao lado russo que fizesse "certas concessões" e demonstrasse "flexibilidade".

Saiba mais sobre o plano de paz de Trump para o conflito ucraniano em nosso artigo.