'Hoje foi o dia mais produtivo em 10 meses', diz Rubio após diálogos com Kiev

O Secretário de Estado dos EUA afirmou que Washington iniciou o processo de paz com base na "compreensão da postura russa".

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, deu sua avaliação sobre as conversas realizadas neste domingo em Genebra com a delegação ucraniana.

"Foram muito positivas! Garanto a vocês: hoje foi o dia mais produtivo que tivemos", declarou à imprensa. Ele também comentou como Washington tenta atuar como mediador no conflito.

Ele representante acrescentou ainda que, desde o início do processo de diálogo, a delegação dos EUA levou em conta a sua "compreensão da posição russa, tal como nos foi transmitida de diferentes maneiras".

"Portanto, independentemente do que tenhamos acertado hoje, é evidente que agora precisamos aceitar o que acordamos se quisermos chegar a um entendimento tanto com a parte ucraniana quanto com a parte russa. Esse é outro elemento dessa equação. Eles precisam concordar com isso para que funcione", explicou.

"Hoje foi o melhor dia que tivemos nos 10 meses em que estamos trabalhando nesses temas", reiterou Rubio, sem fornecer mais detalhes sobre os pontos específicos do acordo em discussão.

A delegação ucraniana, liderada por Andrey Yermak, chefe do Gabinete do líder do regime de Kiev, Vladimir Zelenski, realizou neste domingo a primeira rodada de diálogos com seus parceiros ocidentais em Genebra, na Suíça, sobre o plano de paz do governo Donald Trump para encerrar o conflito entre Kiev e Moscou.

Pouco antes das declarações de Rubio, o presidente Trump queixou-se, em suas redes sociais, que "os 'líderes' da Ucrânia não expressaram nenhuma gratidão por seus esforços".