As forças de defesa de Israel (IDF) lançaram um ataque na capital libanesa, Beirute, neste domingo (23). Segundo publicações do IDF nas redes sociais, a ofensiva teve como alvo um membro "chave" do grupo xiita libanês Hezbollah. As operações ocorrem em continuidade ao bombardeio iniciado no sábado (22), no sul do território libanês.
O ataque ocorre simultaneamente a bombardeios na faixa de Gaza, em meio a acusações mútuas de violação do acordo de cessar-fogo entre as autoridades israelenses e o grupo palestino Hamas.
Segundo o Canal 12 de Israel, o ataque em Beirute teve como alvo Ali Tabatabai, vice-comandante do Hezbollah, chefe de gabinete de fato e um dos dois comandantes militares de mais alta patente do grupo militante.
O acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah foi assinado em 27 de novembro de 2024 e completaria um ano dentro de alguns dias. O Ministério da Saúde do Líbano, citado pela mídia local, declarou na sexta-feira (21) que 331 pessoas foram mortas e outras 945 ficaram feridas por ataques israelenses desde que o cessar-fogo entrou em vigor.
As declarações oficiais do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu enfatizaram a justificação reativa para o ataque. "Neste fim de semana, atacaremos no Líbano e continuaremos a fazer tudo o que for necessário para impedir que o Hezbollah restabeleça sua capacidade de ameaçar a nossa região", afirmou o premiê em reunião de gabinete realizada neste domingo (23).
Um oficial israelense também informou que Tel Aviv notificou os Estados Unidos antes de lançar o ataque no subúrbio de Dahieh.
Mais informações em breve.