As forças armadas ucranianas lançaram nesta manhã de domingo (23) um ataque de drones contra a usina termelétrica da cidade de Shatura, na província de Moscou, informou o governador Andrey Vorobyov.
O ataque foi conduzido por drones, parcialmente interceptados pelas forças russas de defesa aérea. Entretanto, outros caíram no terreno da usina e provocaram um incêndio nas instalações. Imagens dos danos circulam nas redes sociais nesta manhã.
Vorobyov aponta que as linhas de reserva foram acionadas após o ataque, o que evitou que o suprimento de energia da cidade fosse interrompido e causasse prejuízos à população civil.
"Para manter o suprimento de calor até que a situação esteja totalmente estabilizada, enviamos caldeiras móveis modulares para o distrito", acrescentou, garantindo que a situação está sob controle e não representa perigo para os moradores locais.
As instalações de energia da República Popular de Donetsk foram atacadas similarmente no sábado (22). O ataque deste domingo demonstra uma continuidade do objetivo de Kiev nas últimas tentativas de escalada do conflito, em meio a tratativas de paz decorrentes do acordo intermediado por Washington, visando afetar a infraestrutura crítica russa e a população civil dela dependente.