Zelensky falou com líderes europeus sobre o plano de paz dos EUA, em ligação urgente

Comunicado oficial alemão indica que a conversa denotou apoio aos esforços americanos para encerrar o conflito, ressalvando que o acordo dependerá da aprovação europeia.

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, realizou uma ligação urgente nesta sexta-feira (21) com o chanceler alemão Friedrich Merz, o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, a fim de discutir a proposta americana de 28 pontos para encerrar o conflito na Ucrânia.

Conforme comunicado publicado nesta sexta-feira pelo governo alemão, "os quatro líderes saudaram os esforços dos Estados Unidos para pôr fim à guerra na Ucrânia", enfatizando a defesa da soberania do país e o fornecimento de garantias de segurança.

A salvaguarda dos interesses europeus e ucranianos foi reafirmada, segundo o comunicado, enfatizando o marco territorial da linha de contato entre os exércitos russo e ucraniano como ponto de partida para as negociações, que "dependerão da aprovação de parceiros europeus ou consenso entre aliados" se afetarem a Europa, a UE ou a OTAN.

Anteriormente, o chanceler alemão cancelou sua agenda do dia para participar da ligação, informou a agência de notícias Bloomberg.