Notícias

Rússia liberta 16 localidades em uma semana incluindo a cidade estratégica de Kupiansk

Na quinta-feira, Vladimir Putin visitou um dos postos de comando do agrupamento de tropas Zapad.
Rússia liberta 16 localidades em uma semana incluindo a cidade estratégica de KupianskSputnik / Stanislav Krasilnikov

O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta sexta-feira (21) que as forças do país libertaram em uma semana um total de 16 localidades na área da operação militar especial, incluindo a cidade estratégica de Kupiansk, localizada na província de Kharkov.

Foram libertadas as seguintes localidades:

  • Na província de Kharkov: a cidade de Kupiansk, os vilarejos de Dvurechanskoe, Tsegelnoe, Petropavlovka;
  • Na República Popular de Donetsk: Novosiolovka, Stavki, Masliakovka, Yampol, Platonovka;
  • Na província de Dnepropetrovsk: Gai, Nechaevka, Radostnoye;
  • Na província de Zaporozhie: Yablokovo, Ravnopolie, Vesioloye, Malaya Tokmachka.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou na quinta-feira (20) um dos postos de comando do agrupamento de tropas Zapad, onde recebeu relatórios detalhados sobre a situação na zona da operação militar especial. Dirigindo-se ao chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov, Putin lembrou sua ordem de criar as condições "para que os militares das Forças Armadas da Ucrânia tenham a oportunidade de depor armas e se render, levando em conta a situação em que se encontram".

Importância da cidade de Kupiansk

A cidade de Kupiansk está localizada às margens do rio Oskol, a pouco mais de 100 quilômetros da cidade de Kharkov, e tornou-se um importante bastião da defesa ucraniana nesta parte da frente de batalha, além de ser um centro logístico crucial. As colinas na margem direita do rio também têm importância defensiva para Kyev.

A captura da cidade permite que as tropas russas avancem ainda mais para oeste, na região de Kharkov. Dezenas de cidades na região já estão sob o controle de Moscou, embora algumas ainda permaneçam sob controle ucraniano. A libertação de Kupiansk sela definitivamente o destino dessas guarnições.