O governo brasileiro celebrou na quinta-feira (20) a decisão dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% para alguns produtos agropecuários brasileiros.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira (20) uma ordem executiva reduzindo as tarifas impostas contra produtos importados do Brasil. Café, frutas e vários tipos de carne estão entre os itens agrícolas que, segundo o presidente norte-americano, "não devem mais estar sujeitos à alíquota adicional".
"A medida é retroativa a 13 de novembro, data que coincide com o dia da última reunião entre o Ministro Mauro Vieira e o Secretário de Estado Marco Rubio em Washington, na qual se discutiram meios de avançar nas tratativas bilaterais para a redução das tarifas sobre os produtos brasileiros", diz a nota do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Além disso, o governo brasileiro está disposto a "continuar o diálogo como meio de solucionar questões entre os dois países".
Trump aplicou tarifas punitivas contra o Brasil, citando inclusive o processo contra Bolsonaro como justificativa, ampliando as tensões comerciais.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.