Notícias

'Satisfação': Itamaraty comenta eliminação de tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira (20) uma ordem executiva reduzindo as tarifas impostas contra produtos importados do Brasil, demarcando um resultado positivo nas relações bilaterais entre os países após reunião de ministros de Estado.
'Satisfação': Itamaraty comenta eliminação de tarifas dos EUA sobre produtos brasileirosGettyimages.ru / Atlantide Phototravel

O governo brasileiro celebrou na quinta-feira (20) a decisão dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% para alguns produtos agropecuários brasileiros.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira (20) uma ordem executiva reduzindo as tarifas impostas contra produtos importados do Brasil. Café, frutas e vários tipos de carne estão entre os itens agrícolas que, segundo o presidente norte-americano, "não devem mais estar sujeitos à alíquota adicional". 

"A medida é retroativa a 13 de novembro, data que coincide com o dia da última reunião entre o Ministro Mauro Vieira e o Secretário de Estado Marco Rubio em Washington, na qual se discutiram meios de avançar nas tratativas bilaterais para a redução das tarifas sobre os produtos brasileiros", diz a nota do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. 

Além disso, o governo brasileiro está disposto a "continuar o diálogo como meio de solucionar questões entre os dois países".

  • Trump aplicou tarifas punitivas contra o Brasil, citando inclusive o processo contra Bolsonaro como justificativa, ampliando as tensões comerciais.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.