México conquista coroa de Miss Universo 2025

A mexicana Fátima Bosch Fernández foi coroada Miss Universo 2025 na cerimônia final realizada na noite de quinta-feira (20) em Bangkok, Tailândia. Este ano, candidatas de 120 países participaram do concurso.
Praveenar Singh, Miss Tailândia e anfitriã do concurso, ficou em segundo lugar, seguida por Stephany Abasali, da Venezuela. Ahtisa Manalo, das Filipinas, e Olivia Yase, da Costa do Marfim, ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente.
👑🇲🇽 | La Ganadora de Miss Universo 2025 es Miss Mexico, Fatima Bosch ! - #MissUniversepic.twitter.com/6zyF7NsG7C
— Mia 🍋 (@Mialygosa) November 21, 2025
Aos 25 anos, Bosch recebeu a coroa de Victoria Kjær Teilvig, da Dinamarca, Miss Universo 2024.
Durante o concurso, a representante mexicana afirmou que queria usar sua voz e sua posição para apoiar outras pessoas. Questionada sobre os desafios de ser uma mulher em 2025, Bosch respondeu: "Estamos aqui para fazer mudanças reais".
"Somos mulheres que precisam agir com ousadia. E são aquelas que agem com ousadia que fazem história", enfatizou, acrescentando que os sonhos e as vozes de todas importam e "merecem ser ouvidas".
#FátimaBosch 👑l Felicidades a nuestra Miss Universo @bosch_fatima ✨👑🇲🇽@grupocanton celebra con enorme orgullo el triunfo histórico de Fátima Bosch Fernández, quien ha llevado el nombre de México y de Tabasco a lo más alto al convertirse en Miss Universo 2025.Su disciplina,… pic.twitter.com/IyDSHXMOBO
— Tabasco HOY (@TabascoHOY) November 21, 2025
Máculas na imagem da organização
O concurso de beleza foi celebrado em meio a críticas de supostas fraudes, levando à renúncia de três jurados. Um deles acusou especificamente o concurso de ser uma "farsa" que carece de transparência.
A situação foi agravada por um escândalo provocado pelo empresário tailandês e vice-presidente da Organização Miss Universo (MUO), Nawat Itsaragrisil, que humilhou a representante mexicana durante uma reunião privada.
Itsaragrisil repreendeu Bosch por supostamente se recusar a participar de todos os eventos do Miss Universo, principalmente aqueles que exigiam que as candidatas promovessem a Tailândia como destino turístico. Em resposta às acusações, a candidata mexicana se defendeu, explicando que isso não era verdade, mas o empresário tentou silenciá-la, alegando que não havia lhe dado permissão para falar.
O incidente, gravado em vídeo e rapidamente divulgado nas redes sociais, gerou uma onda de indignação contra os organizadores do concurso. A própria Bosch afirmou que o empresário a chamou de "estúpida". No dia seguinte, Itsaragrisil pediu desculpas pelo incidente, admitindo que "não tinha ideia da dimensão que o problema tomaria".
