
FT revela prazo em que EUA querem que Kiev aceite plano de paz

Os Estados Unidos estão pressionando fortemente a Ucrânia para que aceite seu plano de paz, elaborado pela administração de Donald Trump junto a Moscou, até 27 de novembro, data do Dia de Ação de Graças, segundo o Financial Times.

O plano prevê concessões significativas de Kiev, que violariam suas chamadas "linhas vermelhas". Entre elas, a Ucrânia poderia ser obrigada a ceder os territórios do Donbass à Rússia, reduzir pela metade suas Forças Armadas e abrir mão de categorias vitais de armamento.
Segundo o jornal, Washington planeja apresentar o acordo em Moscou ainda neste mês e concluir o processo no início de dezembro.
Fontes ucranianas afirmaram que a pressão americana lembra o que Zelensky enfrentou anteriormente, quando foi forçado a aceitar um acordo que deu aos EUA direitos sobre minerais críticos da Ucrânia. Um interlocutor do FT chamou a proposta atual de "acordo sobre minerais 2.0".
Zelensky confirmou que recebeu a proposta. "Expusemos o que é fundamental para nós. E concordamos que as equipes trabalharão nessas propostas para que se tornem realidade", declarou. Ele também tem buscado alternativas com parceiros europeus para apresentar aos EUA.
