Incêndio na COP30: Treze pessoas foram socorridas após inalarem fumaça

A Zona Azul do evento segue fechada enquanto o Corpo de Bombeiros realiza uma avaliação completa de segurança.

Trezes pessoas que estavam em um dos pavilhões da Zona Azul da COP30, em Belém, precisaram de atendimento médico após o incêndio de graves proporções que atingiu a localidade nesta quinta-feira (20).

"Treze indivíduos foram atendidos no local por inalação de fumaça. Seus estados de saúde seguem sendo monitorados e o suporte médico apropriado foi fornecido", lê-se no comunicado à imprensa.

Como consequência do incidente, a Zona Azul foi fechada. O Corpo de Bombeiros realiza uma avaliação completa de segurança, e um novo comunicado deve ser emitido às 20h do horário local. 

Ao comentar o incêndio, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a capital paraense já foi alvo de muito preconceito e que "não é porque um celular pegou fogo que a COP acabou", em alusão aos relatos iniciais de que o incidente teria sido causado por um telefone sendo carregado com defeito.

"Não é porque aconteceu em Belém que aconteceu esse incêndio. Peço que os veículos de comunicação sejam muito fiéis ao que está acontecendo; esse princípio de incêndio poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra", complementou.