O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando adotar "medidas adicionais" contra os cartéis no México, informou nesta quinta-feira a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
"O presidente está muito interessado em avançar com medidas extras contra os cartéis de drogas. Ele tem sido claro sobre isso. Já falou publicamente e essa é uma promessa que fez ao povo americano. A equipe de segurança nacional dele discute essas opções o tempo todo", afirmou Leavitt em coletiva de imprensa, ao ser questionada sobre se Trump tem algum plano específico para o México na área de combate às drogas.
Na mesma linha, a porta-voz lembrou que o presidente prometeu durante a campanha "enfrentar os cartéis" e, na visão dela, cumpriu essa promessa.
Segundo ela, Trump "tomou medidas sem precedentes para isso e deixou outras opções na mesa", embora tenha destacado que "essas são decisões que apenas o presidente pode tomar".
"Avanços históricos"
Por outro lado, Leavitt elogiou as ações do governo da presidente Claudia Sheinbaum no combate ao tráfico de drogas e à migração irregular pela fronteira sul dos EUA, dois temas que Washington considera centrais na relação com o país vizinho.
"Sobre a presidente Sheinbaum e a relação do presidente [Donald Trump] com o México, posso dizer que vimos avanços históricos da presidente Sheinbaum e de sua administração no que diz respeito a tomar medidas duras contra os cartéis", afirmou.
Na mesma linha, ela disse que as autoridades mexicanas têm sido "incrivelmente cooperativas" com as políticas adotadas por Trump para a fronteira sul, "tomando medidas firmes contra a imigração ilegal e também contra o tráfico ilegal de drogas".