As Forças Armadas da Rússia concluíram a libertação de Kupiansk e retomaram 80% da cidade de Volchansk, ambas na província de Kharkov. A informação foi divulgada pelo chefe do Estado-Maior russo, Valeri Guerasimov, durante uma reunião nesta quinta-feira (20) com o presidente Vladimir Putin.
Segundo Guerasimov, as tropas ucranianas continuam tentando conter o avanço russo, concentrando esforços na região de Krasnoarmeisk. Enquanto isso, o agrupamento Sever (Norte) segue expandindo a faixa de segurança nas áreas fronteiriças das províncias de Sumy e Kharkov.
Em novembro, os militares russos libertaram mais de 230 km² e assumiram o controle de 13 povoados, seis em Dnepropetrovsk e sete em Zaporozhie. As forças do agrupamento Vostok (Leste) avançaram até o rio Kachur, afluente do Dniepr.
Delete
Nesta quinta-feira, Vladimir Putin visitou um dos postos de comando do agrupamento Zapad (Oeste), onde recebeu relatórios detalhados sobre a situação na zona da operação militar especial.
- No fim de outubro, o Ministério da Defesa russo informou que cerca de 5 mil soldados ucranianos estavam cercados em Kupiansk e outros 5.500 na região de Krasnoarmeisk. As tropas russas afirmaram ter impedido dezenas de tentativas de ruptura do cerco.