Notícias

Incêndio atinge pavilhão da COP30, em Belém

Incêndio atinge pavilhão da COP30, em BelémRedes sociais

Um incêndio de grandes proporções forçou, nesta quinta-feira (20), a evacuação de um dos pavilhões da zona azul da COP30, em Belém, onde se reúnem delegados de vários países. Não há registros de feridos.

O fogo começou no Pavilhão dos Países, dentro da chamada Zona Azul, levando as equipes de segurança a ordenar a saída imediata de todos no local. Como medida preventiva, o fornecimento de energia foi cortado em todo o setor afetado.

A zona azul abriga as delegações oficiais e as equipes de negociação climática, o que aumentou a preocupação entre os participantes após o incidente. As chamas já foram contidas.

Em conversa com jornalistas, o ministro do Turismo, Celso Sabino, que está no local, afirmou que o incêndio muito provavelmente foi ocasionado por "carregamento de celular mal feito ou curto-circuito da rede elétrica". Segundo ele, quem vai precisar são os profissionais competentes.

"Não é porque aconteceu em Belém que aconteceu esse incêndio. Peço que os veículos de comunicação sejam muito fiéis ao que está acontecendo; esse princípio de incêndio poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra", afirmou o ministro, acrescentando que a capital paraense já foi alvo de muito preconceito e que "não é porque um celular pegou fogo que a COP acabou".

Além de autoridades das Nações Unidas, forças de segurança privada e policiais regionais trabalham no evento.