Lula indica Jorge Messias para o STF

Atual Advogado-Geral da União, o pernambucano tem no currículo atuação como assessor jurídico da Presidência no primeiro governo Dilma, consultor-geral da União e, mais recentemente, liderança em iniciativas de combate à desinformação nas redes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, nesta quinta-feira (20), o Advogado-Geral da União Jorge Messias para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal.

Segundo apuração do jornal Estado de São Paulo, a expectativa era de que Messias fosse indicado apenas em uma eventual reeleição de Lula, mas a possibilidade se abriu após a saída de Barroso em outubro.

Agora, o advogado será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e precisa ser aprovado pelos parlamentares para que a nomeação seja oficializada. Na sabatina, todos os 81 senadores podem fazer perguntas sobre variados temas.

Quem é?

Jorge Rodrigo Araújo Messias, 45 anos, é servidor de carreira da AGU. Conforme apuração do portal Migalhas, o pernambucano é formado em Direito pela UFPE, possui mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela UnB.

O advogado adquiriu proeminência como assessor jurídico da Presidência no primeiro governo Dilma e como consultor-geral da União. Em 2023, assumiu a Advocacia-Geral da União, liderando iniciativas como núcleos de combate à desinformação e fortalecendo a atuação técnica e apartidária do órgão. 

"Sua indicação é vista como uma escolha de perfil jurídico e institucional, com experiência na administração federal e no contencioso constitucional", acrescenta o veículo especializado.