Escultura que descreve Donald Trump como 'Deus da Injustiça' chega à COP30

O autor da intervenção é o dinamarquês Jens Galschiøt, conhecido por suas críticas em conferências climáticas.

Uma escultura intitulada A Praga Laranja, que retrata o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sentado sobre o ombro de um homem frágil e magro, com os dizeres "Deus da Injustiça" na base, foi levada à entrada da Zona Azul da COP30, informou o portal G1 nesta quinta-feira (20).

O autor da intervenção é o dinamarquês Jens Galschiøt, conhecido por suas críticas em conferências climáticas. Ele descreve a obra como um "grito satírico" contra as ações de Trump no setor ambiental, que considera destrutivas.

Na obra, Trump segura uma balança da Justiça em uma mão e um taco de golfe na outra — elemento que, segundo o portal g1, o artista utilizou para simbolizar o "controle e desprezo" do presidente pelo futuro climático do planeta.

"Trump representa o maior obstáculo para resolver a crise climática. Precisamos enfrentar isso na COP30 e nos unir contra influências tão destrutivas", explicou Galschiøt, citado pelo veículo.

Além da escultura principal instalada na rua, o artista produziu 6 mil mini‑cópias impressas em 3D, que foram distribuídas gratuitamente aos participantes ca COP.