Rússia abate quatro mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow lançados por Kiev

Moscou reitera que se reserva ao direito de ter como alvos legítimos instalações militares de países que permitem que a Ucrânia ataque com seu armamento o interior do território russo.

O Ministério da Defesa russo informou que os sistemas de defesa aérea do país abateram quatro mísseis de cruzeiro Storm Shadow lançados pelo exército ucraniano nas últimas 24 horas. Também foi relatado a interceptação de 119 veículos aéreos não tripulados.

No início de novembro, a Bloomberg informou, citando pessoas familiarizadas com o assunto, que o Reino Unido enviou mais mísseis Storm Shadow de longo alcance para a Ucrânia para apoiar os ataques contra o território russo. No entanto, o número exato de mísseis não foi revelado, nem foram emitidas declarações oficiais a esse respeito. A agência observa que a entrega foi feita para garantir as reservas da Ucrânia para os meses de inverno.

Kiev utilizou em mais de uma ocasião os Storm Shadow em seus ataques contra civis russos, deixando mortos e feridos. Diante do aumento das hostilidades de Kiev, Moscou lembrou que se reserva ao direito de ter como alvos legítimos instalações militares de países que permitem que o inimigo ataque com seu armamento o interior do território russo, o que significa seu envolvimento direto no conflito. Além disso, a Rússia denuncia a continuação das entregas de material bélico a Kiev, argumentando que isso apenas prolonga o conflito.