Notícias

NBC: Trump aprovou plano de 28 pontos para um acordo na Ucrânia

Foco da proposta é "oferecer garantias de segurança a ambas as partes para assegurar uma paz duradoura”, segundo afirmou uma fonte à emissora.
NBC: Trump aprovou plano de 28 pontos para um acordo na UcrâniaAndrew Harnik / Staff / Gettyimages.ru

O presidente dos EUA, Donald Trump, aprovou um plano de 28 pontos para a paz entre a Rússia e a Ucrânia, formulado por funcionários de seu governo durante as últimas semanas, informou a NBC News nesta quarta-feira, citando uma fonte familiarizada com o assunto.

Segundo detalhou a emissora, a proposta foi elaborada em consulta com o enviado especial da Presidência russa, Kirill Dmitriev, e funcionários ucranianos. O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, o vice-presidente J.D. Vance, o secretário de Estado Marco Rubio e o genro do presidente, Jared Kushner, participaram da formulação do plano, acrescentou o veículo.

"O plano se concentra em oferecer garantias de segurança a ambas as partes para assegurar uma paz duradoura", disse a fonte da NBC News. No entanto, o funcionário de alto escalão não ofereceu detalhes sobre a proposta que, segundo ele, ainda está sujeita a negociação.

O jornal Axios foi a primeira mídia a informar sobre a existência da proposta, nesta quarta-feira (19). Vazamentos indicam que entre os pontos do plano estão o reconhecimento da Crimeia e do Donbass como território russo legítimo, a renúncia de Kiev a várias categorias-chaves de armamento e garantias de que a Ucrânia cederá à Rússia toda a região do Donbass, concederá à língua russa o status de idioma oficial e reconhecerá formalmente a hoje perseguida Igreja Ortodoxa Ucraniana Canônica (UPTs). Além disso, não será permitida a presença de forças armadas estrangeiras no território ucraniano e os Estados Unidos reduzirão sua assistência militar ao país.