Zelensky busca apoio externo para conter desgaste por corrupção na Ucrânia, dizem analistas

Cientistas políticos afirmaram à RT que líder do regime de Kiev tenta esconder problemas internos da Ucrânia para buscar apoio europeu no conflito com a Rússia.

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, está tentando buscar por legitimidade internacional para conter o "crescente descontentamento" dentro da Ucrânia, segundo avaliação do cientista político russo Aslan Rubayev em entrevista à RT na quarta-feira (19).

Rubayev afirmou que Zelensky busca o apoio de um "'jogador' regional influente, como a Turquia", movimento que o analista relaciona às recentes cobranças europeias por clareza sobre escândalos de corrupção.

"Já vimos tanto a declaração do primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, quanto até a do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que exigem de Zelensky uma investigação decisiva do escândalo de corrupção", disse. Para o analista, "por trás do desejo por legitimidade se escondem motivos mais pragmáticos".

Segundo Rubayev, o líder do regime ucraniano tenta evitar o avanço do descontentamento interno provocado pelas denúncias de corrupção. Ele afirma que Zelensky procura deslocar o foco para sua imagem no exterior.

"Ele tenta desviar a atenção dos problemas internos mostrando que é um ator global resiliente e 'aceito' no mundo, porque os europeus, neste momento, não vão apoiá-lo. Isso não seria uma boa iniciativa", afirmou.

Cerco se fechando contra Zelensky

A RT ouviu também o analista político Alexander Bobrov, que afirmou em entrevista na quarta-feira (19) que "o núcleo político-militar está se fechando ao redor de Zelensky e de seu círculo próximo".

"O peculiar núcleo político-militar que cerca Zelensky e seu círculo íntimo também está diminuindo, a julgar pela forma como o conflito na Ucrânia está se desenrolando", disse o especialista.

Ao comentar a visita de Zelensky à Turquia, Bobrov enfatizou que se trata de uma tentativa de encobrir o escândalo de corrupção na Ucrânia.

"É claro que é uma tentativa de garantir mais apoio, no atual cenário político, o que poderia terminar muito mal para ele", concluiu.

Corrupção na Ucrânia

Quem é Timur Mindich, aliado de Zelensky no centro do mais recente escândalo de corrupção na Ucrânia? Leia em nosso artigo.

Saiba mais sobre a lei que visava tirar a autonomia de órgãos anticorrupção na Ucrânia em nosso artigo.