Espanha e Ucrânia assinarão um acordo bilateral sobre questões de segurança
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, viajará para a Espanha nos próximos dias para assinar um acordo de segurança bilateral com o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, segundo a Radio Nacional de España (RNE).
Essa será a segunda visita de Zelensky ao país, depois que ele viajou para a cidade de Granada em outubro do ano passado para participar da Cúpula da Comunidade Política Europeia (EPC), realizada durante a presidência espanhola da União Europeia (UE).
🔴Zelenski visitará Madrid en los próximos días para firmar junto a Sánchez un acuerdo bilateral de seguridad▪️ El pacto tiene como objetivo garantizar un apoyo militar a largo plazo 🎙️@jaimecabezagf🔗https://t.co/lMToc173VApic.twitter.com/4KM7DZilhd
— Radio 5 (@radio5_rne) May 13, 2024
No início do mês, os dois líderes finalizaram os detalhes do acordo por telefone. O presidente do Governo espanhol fez um relato da ligação no seu perfil no X, afirmando que eles haviam "abordado a situação crítica na Ucrânia e o progresso do Acordo de Segurança" entre os dois países.
Kiev já assinou esse tipo de acordo bilateral com vários países, incluindo o Reino Unido, a Alemanha, a França, a Itália e o Canadá.
O último envio de armas da Espanha para a Ucrânia ocorreu há menos de um mês e consistiu em meia dúzia de mísseis Patriot para reforçar a defesa antiaérea de Kiev.
Embora a contribuição tenha sido modesta, a entrega foi particularmente rápida, pois os mísseis chegaram ao seu destino logo após o anúncio feito pela Ministra da Defesa da Espanha, Margarita Robles.