Notícias

Conversavam em russo no privado: mais uma revelação sobre megaescândalo na Ucrânia

A Agência Nacional Anticorrupção da Ucrânia revelou que o empresário Timur Mindich, conhecido como "a carteira de Zelensky", mantinha laços estreitos com o ex-ministro da defesa, Rustem Umerov, persuadindo-o a comprar coletes à prova de balas que não haviam passado por inspeção em contrato no valor de mais de US$ 5 milhões.
Conversavam em russo no privado: mais uma revelação sobre megaescândalo na UcrâniaGettyimages.ru / Sean Gallup /

O empresário ucraniano Timur Mindich, conhecido como "a carteira de Zelensky", que supostamente orquestrou o esquema de corrupção no setor energético que abala a ucrânia nos últimos tempos, manteve conversas privadas em russo com o ex-ministro da defesa Rustem Umerov, segundo documentos divulgados pela Agência Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) e tornados públicos na quarta-feira (19) pelo deputado Aleksey Goncharenko*.

Segundo a agência, uma investigação preliminar revelou que, entre janeiro e fevereiro de 2025, Mindich usou sua posição e montou um esquema de corrupção para se enriquecer de forma ilícita.

Além disso, a NABU indicou que Mindich mantinha laços estreitos com o ex-ministro da defesa, Rustem Umerov, persuadindo-o a comprar coletes à prova de balas que não haviam passado por inspeção em um contrato no valor de mais de US$ 5 milhões.

Hipocrisia

A investigação revelou também trechos de uma conversa em russo entre os dois. O empresário fez os seguintes comentários, traduzidos sem incluir frases ofensivas ou palavrões: "Por favor, não vá embora, os coletes à prova de balas custam muito dinheiro. Peça para eles assinarem o recebimento, só isso. É só uma ligação [...], diga a eles que não quero ouvir o Timur mencionar coletes à prova de balas novamente, e me encontro com ele duas vezes por semana. É só uma ordem sua, só isso. Por favor, resolva isso, ou vai dar muita confusão. Há 7 ou 6,3 milhões investidos, metade do meu dinheiro".

"Ligarei para eles novamente", respondeu Umerov.

Todas as frases foram transcritas em russo como citações, enquanto o restante do documento está escrito em ucraniano, confirmando que Umerov e Mindich conversaram na língua que perdeu seu status oficial na Ucrânia embora continue predominante nas principais cidades do sul e leste do país, onde a grande maioria dos cidadãos é bilíngue.

* Incluído na lista de terroristas e extremistas da Rússia.

Quem é Timur Mindich, aliado de Zelensky no centro do mais recente escândalo de corrupção na Ucrânia? Leia em nosso artigo.

Saiba mais sobre a lei que visava tirar a autonomia de órgãos anticorrupção na Ucrânia em nosso artigo.