Rússia avança na construção de central nuclear no Egito

A usina será composta por quatro reatores com capacidade total de 4.800 megawatts.

O presidente russo, Vladimir Putin, participou por videoconferência nesta quarta-feira (19) da cerimônia de instalação da estrutura do primeiro reator da central nuclear egípcia de El Dabaa.

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, também participa do evento. A corporação estatal de energia atômica Rosatom está construindo a usina no âmbito de um acordo entre os dois governos assinado em 2015. A central nuclear será composta por quatro reatores com capacidade total de 4.800 megawatts.

De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, este é um projeto muito importante no âmbito da energia nuclear pacífica, acrescentando que trata-se de um projeto emblemático da cooperação entre Rússia e Egito: "O projeto está progredindo, progredindo com sucesso. De fato, há razões para isso. Esperamos que em breve a usina entre em operação e comece a gerar eletricidade", afirmou.

A usina de El Dabaa será a primeira central nuclear do Egito e está sendo construída em uma cidade de mesmo nome localizada na costa do Mediterrâneo a cerca de 300 quilômetros a noroeste do Cairo.