O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou nesta quarta-feira (19) sobre o ataque fracassado das forças ucranianas no dia anterior no qual quatro mísseis de longo alcance ATACMS americanos foram disparados contra alvos civis na Rússia.
"Está em andamento uma operação militar especial na qual nossas Forças Armadas estão combatendo as tentativas do regime de Kiev de lançar ataques usando armas ocidentais de alta precisão", declarou Peskov.
"Sabemos que todos esses mísseis americanos foram interceptados pelos nossos sistemas de defesa aérea", acrescentou, referindo-se ao recente ataque ucraniano.
O porta-voz acrescentou ainda que "nossas forças armadas estão cumprindo suas missões, operando, como antes, exclusivamente contra alvos militares e paramilitares".
Resposta da Rússia
Nesta quarta-feira, o Ministério da Defesa russo informou que o local de lançamento de dois lançadores múltiplos de foguetes das Forças Armadas da Ucrânia, que dispararam quatro mísseis ATACMS contra a cidade russa de Voronezh, foi atingido por mísseis táticos Iskander-M.
Como resultado da operação russa, os lançadores e suas munições (ambos de fabricação americana) foram destruídos, e até dez militares ucranianos morreram.
Além disso, o ministério afirmou que, "durante o ataque antimíssil, todos os mísseis ATACMS foram abatidos pelos sistemas de mísseis antiaéreos russos S-400 e Pantsir".
Não houve vítimas civis, mas estilhaços dos mísseis abatidos danificaram os telhados de um asilo e de um orfanato para crianças desabrigadas, bem como de uma residência particular.