
Esquerda ou direita? Divulgada primeira pesquisa eleitoral antes do segundo turno no Chile

Uma nova pesquisa de intenção de voto foi divulgada na terça-feira (18), dois dias após a candidata do Partido Comunista do Chile, Jeannette Jara, vencer o primeiro turno das eleições contra José Antonio Kast, do Partido Republicano.
A pesquisa do Panel Ciudadano, a primeira realizada após as eleições, mostra que a situação pode se inverter. O estudo realizado com adultos nas 16 regiões do Chile entre domingo (16) e a tarde de segunda-feira (17) apontou que Kast tem 61% das intenções de votos válidos e Jara 39%, se o segundo turno fosse realizado no próximo domingo.

Jara venceu no domingo (16) com 26,8% dos votos, contra 23,9% de Kast, em um resultado apertado que não foi previsto pelas pesquisas eleitorais, que indicavam uma diferença maior.
O segundo turno será realizado no dia 14 de dezembro e definirá quem substituirá Gabriel Boric na Presidência do Chile.
Formação de alianças
Kast, advogado e pai de nove filhos, conversou na terça-feira com alguns presidentes de direita da América Latina. Com o argentino Javier Milei, afirmou que a relação entre os dois países caminha "rumo a um futuro com mais liberdade, segurança e progresso econômico".
