Rússia repele mísseis ATACMS lançados por Kiev contra alvos civis no seu território

Os lançamentos foram interceptados sobre a cidade de Voronezh pelos sistemas antiaéreos russos, após alertas do Kremlin acerca de ataques ucranianos em seu território internacionalmente reconhecido.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que as Forças Armadas de Kiev realizaram um ataque com mísseis contra alvos civis no território da Rússia na terça-feira (18).

O ministério detalhou que o exército do regime de Kiev lançou quatro mísseis ATACMS de fabricação americana contra a cidade de Voronezh, parte do território russo internacionalmente reconhecido. Todos os projéteis, lançados a partir da província ucraniana de Khakov, foram rapidamente detectados pelas Forças Armadas russas e abatidos por sistemas antiaéreos S-400 e Pantsir.

O ataque não deixou mortos ou feridos, embora os restos dos mísseis destruídos tenham danificado telhados de uma residência, um centro geriátrico e um orfanato. 

Usando mísseis táticos do sistema Iskander-M, as forças russas lançaram um ataque com mísseis contra a posição de lançamento. Como resultado, foram destruídos duas plataformas de lançamento MLRS com munição, 10 membros da tripulação de combate foram abatidos.

Provocações para escalada

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou no final de outubro que a Ucrânia terá uma "resposta contundente" se decidir atacar o território russo internacionalmente reconhecido.

Anteriormente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que Moscou responderá com firmeza caso o regime de Kiev ataque o território russo com armas ocidentais de longo alcance.

"Trata-se de uma tentativa de escalada. Mas se tais armas forem usadas para atacar o território russo, a resposta será muito séria, para não dizer esmagadora. Que pensem nisso", alertou Putin, durante coletiva de imprensa no final de outubro.