Notícias

Governo alemão se retrata após fala de Merz e tenta conter desgaste com Brasil

Berlim elogia Amazônia, reafirma parceria com o Brasil e diz que chanceler "lamenta" não ter conhecido mais da região.
Governo alemão se retrata após fala de Merz e tenta conter desgaste com BrasilGettyimages.ru / picture alliance / Colaborador

Após a repercussão negativa das declarações do chanceler Friedrich Merz sobre Belém, o governo da Alemanha divulgou nesta terça-feira (18) uma retratação oficial. No texto, Berlim afirma ter "grande respeito" pela realização da COP no Brasil e elogia a "natureza impressionante" da Amazônia, divulgou DW.

O comunicado diz que Merz lamentou não ter tido tempo para conhecer melhor a região e destacou que o Brasil é considerado "um importante país parceiro da Alemanha". Como gesto simbólico, a nota menciona o breve passeio de barco que o chanceler fez pelo Rio Guajará durante sua estadia.

A resposta de Berlim também buscou reforçar o interesse alemão em realizar contribuições significativas para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, uma das iniciativas apresentadas pelo governo Lula durante a Cúpula de Líderes.

Com a retratação, o governo alemão tenta distensionar o clima diplomático criado após a fala de Merz, criticada por parlamentares alemães e por autoridades brasileiras.