O deputado federal Nikolas Ferreira comentou, por meio de uma publicação na plataforma X nesta terça-feira (18), o possível vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, prometendo tomar medidas a respeito.
"Conforme noticiado, um professor exibiu em live, dias antes do exame, diversas questões quase idênticas às da prova. Um ataque direto à credibilidade do exame e ao futuro de milhões de jovens. Como membro da Comissão de Educação, vou enviar uma representação à Polícia Federal solicitando investigação imediata e cobrar explicações do Inep sobre este fato. Educação exige seriedade", escreveu o parlamentar.
Mais cedo, conforme noticiado pelo portal g1, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tomou a decisão de anular três questões do exame deste ano, enquanto a Polícia Federal investiga possível quebra de sigilo ou ma-fé.
A polêmica começou porque o "mentor" Edcley Teixeira mostrou ao menos cinco questões muito parecidas com as que caíram na prova em transmissões ao vivo antes do dia do exame. Segundo ele, isso foi possível por meio de uma adivinhação, monitorando questões de uma prova opcional aplicada para estudantes de graduação, supostamente usada pelo INEP para futuras edições do Enem.