Trump recebe príncipe herdeiro da Arábia Saudita na Casa Branca

Esta é a primeira visita de Bin Salman aos EUA desde o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.

O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe nesta terça-feira, na Casa Branca, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

Em homenagem à visita do príncipe saudita, foi realizada uma exibição aérea da Força Aérea sobre a Casa Branca.

Após a cerimônia oficial de boas-vindas, Trump e Bin Salman terão uma reunião bilateral no Salão Oval, seguida de um almoço. A agenda também inclui um jantar, que contará com a presença da primeira-dama, Melania Trump, e possivelmente do empresário Elon Musk, segundo relatos da imprensa.

Na sexta-feira passada, o presidente norte-americano declarou a jornalistas que o encontro com o príncipe herdeiro será "mais do que uma reunião". "Vamos homenagear a Arábia Saudita", afirmou. Na véspera da visita, ele também confirmou que autorizaria a venda de caças F-35 de quinta geração para Riade.

Esta é a primeira visita de Bin Salman aos EUA desde o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, colunista do The Washington Post e crítico do governo de seu país, morto e esquartejado em 2018 dentro do consulado saudita em Istambul. Segundo a inteligência norte-americana, o assassinato foi aprovado pelo príncipe herdeiro — algo que ele sempre negou.