Eduardo Paes critica chanceler alemão, que desdenhou de Belém: 'filhote de Hitler vagabundo, nazista'

Fala do prefeito do Rio ocorre após Merz dizer que todos ficaram felizes ao irem embora da capital do Pará.

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, fez duras críticas nesta terça-feira (18) ao chanceler federal da Alemanha, Friedrich Merz, que desdenhou da cidade de Belém após visita à Cúpula de Líderes da COP30.

"Como meus amigos Igor Normando [prefeito de Belém] e Helder Barbalho [governador do Pará] são muito educados eu digo aqui o que eles pensaram: FILHOTE DE HITLER VAGABUNDO! NAZISTA!", escreveu Paes na rede social X.

No dia anterior, tornou-se viral uma gravação em que Merz faz uma comparação desdenhosa entre o Brasil e a Alemanha durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio.

"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", afirmou o chanceler na ocasião.

Além de ter gerado duras críticas de internautas nas redes sociais, a fala foi classificada como ''Infeliz, arrogante e preconceituosa'' pelo prefeito  Igor Normando. Já o governador Helder Barbalho afirmou que o ''discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado'', segundo o portal g1.