Su-57 russos exportados já estão operando em missões de combate: 'O cliente está satisfeito'

"Nosso parceiro estrangeiro já recebeu as duas primeiras aeronaves", declarou Vadim Badekha, CEO da OAK.

A Companhia de Aviação Unificada da Rússia (OAK) entregou dois caças Su-57 de quinta geração a um cliente estrangeiro, declarou o CEO da empresa, Vadim Badekha, à mídia local na segunda-feira (17).

"Nosso cliente estrangeiro, nosso parceiro estrangeiro, já recebeu as duas primeiras aeronaves. Elas já iniciaram suas funções de combate e estão demonstrando suas melhores qualidades. Nosso cliente está satisfeito", afirmou, sem especificar o país para o qual os caças foram entregues. Em fevereiro de 2025, a imprensa de língua francesa noticiou que a Argélia receberia seis caças Su-57 ainda este ano.

Atualmente, a aeronave está participando da exposição internacional de aviação e espaço Dubai Airshow 2025. Durante o evento, a empresa ressaltou que "a posse, por parte da Rússia, de um caça de quinta geração, especialmente um testado em condições reais de combate, é um indicador da soberania tecnológica e do alto nível tecnológico do nosso país".

O caça multifuncional, que realizou seu voo inaugural em janeiro de 2010, é montado na fábrica da OAK em Komsomolsk-on-Amur, no Extremo Oriente russo. A aeronave é projetada para destruir todos os tipos de alvos aéreos em combates de longo e curto alcance, bem como para atacar alvos terrestres e de superfície inimigos, penetrando sistemas de defesa aérea. As Forças Aeroespaciais Russas continuam a receber novos lotes de Su-57, mobilizando-os em operações especiais de combate.