Notícias

Aplicativo de IA lançado por ex-estrela da Disney é repudiado por internautas

O '2wai' permite que os usuários conversem com versões de inteligência artificial de parentes falecidos, prometendo uma 'eternidade' de conteúdo que reproduz a semelhança de pessoas reais a partir de vídeos curtos.
Aplicativo de IA lançado por ex-estrela da Disney é repudiado por internautasGettyimages.ru / Kevin Winter / Staff

O ator canadense Calum Worthy, conhecido por seu papel na série da Disney "Austin & Ally", divulgou um anúncio do seu aplicativo '2wai' na rede social X. A publicação gerou reações extremamente negativas, informou o New York Post na segunda‑feira (17).

O '2wai' permite que os usuários conversem com versões de inteligência artificial de parentes falecidos, criadas a partir de gravações de três minutos. "Com a 2wai, três minutos podem durar uma eternidade", aponta o comercial do serviço publicado no perfil pessoal de Worthy.

O aplicativo também disponibiliza avatares pré-fabricados, como arquétipos de uma astróloga, uma agente de viagens e de um personal trainer, além do escritor inglês William Shakespeare.

Questões éticas

Até o momento, o post já acumulou milhões de visualizações. Comentários chamam o aplicativo de "vilanesco", "demoníaco" e o compararam com a série de ficção científica distópica "Black Mirror", pedindo que ele fosse encerrado.

Questões éticas são implicadas no serviço pelos críticos, que destaca à natureza do processo de luto e à exploração emocional dos consumidores, exacerbadas pelo acesso premium mediante pagamento.

Um usuário escreveu, ironizando o sistema: "'Tem certeza de que quer cancelar sua assinatura e nunca mais falar com seus pais falecidos?' Você é um psicopata. Procure ajuda. Pare de criar produtos antes que realmente machuque alguém."

Worthy e seu cofundador, o produtor hollywoodiano Russel Geyser, afirmam ter conseguido angariar US$ 5 milhões (cerca de R$ 26 milhões) de amigos e familiares em um investimento preliminar. A página da empresa ainda indica que um programa de parceria com criadores de conteúdo está em desenvolvimento, permitindo que ganhem dinheiro através do aplicativo.