O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reúne nesta terça-feira (18) no Kremlin com os membros do Conselho de Chefes de Governo dos países da Organização de Cooperação de Xangai (OCX). Putin apertou a mão de cada um dos membros do Conselho de Chefes de Governo da OCX.
O presidente russo destacou que o volume de comércio da Rússia com países-membros da organização está aumentando, principalmente com a China: "O volume de comércio com os Estados-membros da OCS atingiu US$ 409 bilhões em 2024 e continua crescendo", declarou.
Segundo Putin, a proporção do uso de moedas nacionais em transações comerciais entre os membros da organização aumenta "de forma constante" e já ultrapassa 97% no comércio da Rússia com os parceiros da OCX.
"Contar com canais de pagamento estáveis e ininterruptos está se tornando fundamental. Isso ganha especial relevância no atual ambiente econômico volátil marcado pela instabilidade dos mercados globais, sanções unilaterais, restrições tarifárias e conflitos bélicos", observou o presidente.
"Todos nós compartilhamos um objetivo comum: fortalecer a autoridade e a influência da OCX como uma das maiores associações regionais do continente eurasiano e, de fato, do mundo inteiro", afirmou.
Putin também indicou que, no seio da OCS, "estão sendo tomadas medidas para ampliar a infraestrutura de pagamentos, liquidação e depósito". Entre os temas tratados estão consultas sobre a criação do futuro Banco de Desenvolvimento da organização, o reconhecimento mútuo das classificações de crédito e os sistemas de indicadores de matérias-primas, detalhou.
Interseção de rotas importantes
"A Rússia, localizada no coração do continente e na interseção de importantes rotas transeuropeias e transeurasianas, está destinando recursos significativos à modernização de sua infraestrutura de transporte", afirmou o presidente.
Putin destacou que o volume de transporte rodoviário e ferroviário que atravessa o território russo "está crescendo significativamente", levando em consideração novos corredores promissores, como o Corredor Norte-Sul e a Rota Marítima do Norte.
O presidente abordou também o tema da energia global. Segundo Putin, a cooperação dentro da OCX vai "muito além da esfera econômica" e contribui para "o fortalecimento da paz e da estabilidade no espaço eurasiano, neutralizando uma ampla gama de desafios e ameaças, e promovendo a formação de uma nova arquitetura de segurança equilibrada na Eurásia".
Outros componentes das atividades da OCS são, segundo o presidente russo, o desenvolvimento de contatos humanitários e intercâmbios nas áreas de cultura, ciência, educação, saúde e proteção ambiental, bem como políticas para a juventude e o esporte.
A OCX é uma organização composta por China, Rússia, Belarus, Irã, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Índia e Paquistão.
Quer saber mais sobre a OCX e seu impacto global? Confira aqui.