O Banco Central (BC) determinou nesta terça-feira (18) a liquidação extrajudicial do Banco Master, menos de 24 horas após o Grupo Fictor manifestar interesse na compra da instituição, publicou o InfoMoney. A medida inclui ainda a liquidação judicial da Master SA Corretora de Câmbio.
A determinação do Banco Central ocorre ao mesmo tempo em que Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi preso pela Polícia Federal (PF), que investigava a instituição com base em dados fornecidos pelo próprio BC.
A ação da PF denominada como Operação Compliance Zero, envolve cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 ordens de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, e foi realizada simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
- A liquidação judicial determina a suspensão imediata das atividades das instituições e a nomeação de um liquidante pelo Banco Central, responsável por administrar os bens e as obrigações das empresas. Clientes e credores terão seus direitos atendidos segundo os procedimentos legais previstos para esse tipo de intervenção.