As forças russas libertaram na área da operação militar especial os vilarejos de Tsegelnoye, na província de Kharkov, e Nechayevka, na província de Dnepropetrovsk, informou o Ministério da Defesa russo nesta terça-feira (18).
As unidades do agrupamento de tropas Zapad ('Oeste') avançaram ao longo do front causando baixas em soldados e equipamento de cinco brigadas mecanizadas, duas brigadas de defesa territorial e uma brigada da Guarda Nacional perto das localidades Monachinovka, Velikaya Shapkovka, Nechvolodovka e Staroverovka (na província de Kharkov) e Drobishevo (na República Popular de Donetsk).
Nas últimas 24 horas, foi frustrada uma tentativa de contra-ataque de uma unidade da 125ª Brigada Mecanizada das Forças Armadas da Ucrânia perto do vilarejo de Blagodatovka, na província de Kharkov, com o objetivo de romper o cerco. O inimigo perdeu até 10 combatentes.
As unidades russas também infligiram baixas em formações de três brigadas mecanizadas, uma brigada de infantaria, uma brigada de assalto aerotransportada e um regimento de assalto de Kiev nas áreas das localidades de Alekseyevka, Yunakovka, Mogritsa, Ivolzhanskoye e Novaya Setch (na província de Sumy).
Desde o início da operação militar especial, foram destruídos um total de 668 aeronaves, 283 helicópteros, 97.097 veículos aéreos não tripulados, 636 sistemas de defesa aérea, 26.071 tanques e outros veículos blindados, 1.613 veículos de combate com sistemas de lançamento de foguetes, 31.363 peças de artilharia de campanha e morteiros, e 46.914 veículos militares especiais.
No final de outubro, o Ministério da Defesa russo informou que aproximadamente 5 mil soldados ucranianos estavam cercados na cidade de Kupiansk e 5,5 mil na região de Krasnoarmeisk. As forças russas frustraram dezenas de tentativas das tropas ucranianas de romper o cerco.
Na semana passada, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que as tropas russas libertaram completamente a parte leste da cidade e continuam combatendo as tropas inimigas cercadas.