
Prefeito de Belém responde declaração de Merz: 'Infeliz, arrogante e preconceituosa'

O prefeito de Belém (PA), Igor Normando, respondeu nesta segunda-feira (17) às declarações do chanceler alemão Friedrich Merz, quem desdenhou da capital paraense e declarou que diversos jornalistas "ficaram contentes" por terem deixado a cidade e retornado à Alemanha.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, Normando classificou a fala como "infeliz, arrogante e preconceituosa". "A Amazônia, embaixador [sic], caso o senhor não saiba, ajudou o mundo inteiro a respirar. E agora, é hora de vocês conhecerem a realidade do povo da floresta, e terem empatia de ajudá-lo a desenvolver-se com equilíbrio e sustentabilidade", declarou.

Em contraste com a "arrogância" de Merz, o prefeito assegurou que o povo paraense e amazônida irá "oferecer o que existe de melhor em nós: que é o nosso calor humano, o nosso acolhimento e o nosso amor". "Cada um dá o que tem", concluiu.
"Especialmente daquele lugar onde estávamos"
Friedrich Merz, chanceler da Alemanha, gerou polêmica ao fazer uma comparação desdenhosa, na última semana, entre o Brasil e a Alemanha durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio.
"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", afirmou.
- Merz visitou a cidade de Belém, no Pará, por ocasião da Cúpula de Líderes da COP30, que reuniu dezenas de chefes de Estado e de governo nos dias 6 e 7 deste mês.
