Notícias

Hamas se opõe à resolução que cria força internacional em Gaza: 'mecanismo de tutela'

A proposta foi aprovada nesta segunda pelo Conselho de Segurança da ONU.
Hamas se opõe à resolução que cria força internacional em Gaza: 'mecanismo de tutela'Gettyimages.ru / Khames Alrefi/Anadolu

O grupo palestino Hamas manifestou sua oposição à resolução que cria uma força internacional na Faixa de Gaza, aprovada nesta segunda-feira (17) pelo Conselho de Segurança da ONU.

"A resolução impõe um mecanismo de tutela internacional à Faixa de Gaza, que nosso povo e suas facções rejeitam", afirma o grupo em um longo comunicado no Telegram, reproduzido pelo canal Al Jazeera.

O Hamas argumenta que forças estrangeiras não deveriam desempenhar "tarefas e funções" na região, afirmando que isso "compromete sua neutralidade e a transforma em parte do conflito em favor da ocupação [israelense]".

"Qualquer força internacional, se estabelecida, deve ser posicionada apenas nas fronteiras para separar os exércitos, monitorar o cessar-fogo e deve estar totalmente sob supervisão da ONU", prossegue a nota.

  • O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, nesta segunda-feira (17), a proposta dos EUA para a implementação de uma "Força Internacional de Estabilização" na Faixa de Gaza, endossando o plano do presidente Donald Trump. 13 países votaram a favor da proposta, enquanto Rússia e China se abstiveram.
  • A resolução prevê presença de tropas em fronteiras, apoio à polícia palestina e gestão da reconstrução do território com fundos do Banco Mundial.