Notícias

Conselho de Segurança da ONU aprova resolução dos EUA para criação de força internacional em Gaza

Proposta prevê presença de tropas em fronteiras, apoio à polícia palestina e gestão da reconstrução do território com fundos do Banco Mundial.
Conselho de Segurança da ONU aprova resolução dos EUA para criação de força internacional em GazaGettyimages.ru / Michael M. Santiago

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, nesta segunda-feira (17), a proposta dos EUA para a implementação de uma "Força Internacional de Estabilização" na Faixa de Gaza, endossando o plano do presidente Donald Trump. 13 países votaram a favor da proposta, enquanto Rússia e China se abstiveram.

Segundo o texto aprovado, a força internacional será responsável por vigiar as fronteiras de Gaza, proteger civis, facilitar a assistência humanitária, apoiar o treinamento e a implantação de uma força policial palestina reconstituída, além de supervisionar o desarmamento permanente do Hamas e outros grupos armados palestinos.

A coalizão militar de paz incluirá membros de países de maioria muçulmana, como Indonésia e Azerbaijão, que atuarão sob um comando único para alcançar os objetivos listados.

Nesse contexto, o "Conselho da Paz", um mecanismo de governança transitória, será instituído para administrar a reconstrução do enclave palestino, utilizando fundos garantidos pelo Banco Mundial, de acordo com o embaixador Mike Waltz, representante dos EUA para o Conselho de Segurança. Países-membros da ONU poderão participar da iniciativa.

A proposta ainda prevê que, após a conclusão de reformas pela Autoridade Palestina e o avanço do programa de reconstrução de Gaza, "As condições podem finalmente estar reunidas para um caminho credível rumo à autodeterminação e à criação de um Estado palestino".