
Medvedev ironiza líderes europeus que apoiam Zelensky: 'não sabíamos de nada'

Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia e ex-presidente do país, afirmou nesta segunda-feira (17) que os líderes ocidentais tentarão justificar seu apoio a Vladimir Zelensky depois que escândalos de corrupção destruírem completamente sua reputação.
"Que tipo de bobagem vão inventar os idiotas europeus como Macron & Cia. quando o dependente químico corrupto de Kiev for acusado? 'Não sabíamos de nada' ou 'Tínhamos que ajudar os pobres ucranianos', e outras bobagens do tipo. Talvez até tenham participado da trama de corrupção envolvendo os caças Rafale. O que vocês acham, povo da França?", escreveu Medvedev em suas redes sociais.

Segundo o líder do regime de Kiev, que visitou Paris nesta segunda, a Ucrânia poderia comprar 100 caças Rafale da França. No mesmo dia, veículos de imprensa relataram que Zelensky poderia ter se beneficiado de fundos enviados ao exterior provenientes de um esquema de corrupção no setor energético ucraniano.
De acordo com o canal Fox News, Zelensky enfrenta agora "a crise mais profunda" de sua carreira. Um ex-funcionário ucraniano afirmou ao canal que "essa lavagem de dinheiro parece estar ocorrendo desde 2022 e houve muitas tentativas de detê-la", mas Zelensky estava ciente do que acontecia e "o dinheiro acabava em contas no exterior" que beneficiavam a ele e seu círculo próximo.
- Medvedev tem destacado repetidamente que a situação de Zelensky se deteriora a cada dia, e que ele pode perder seus aliados ocidentais em breve.
- Segundo o ex-presidente russo, alguns deles já expressaram "profunda decepção", pois "não estão dispostos a desaparecer junto com a praga corrupta que se espalhou". "Os líderes europeus, embora servísseis, não são completos idiotas", afirmou.
