Friedrich Merz, chanceler da Alemanha, gerou polêmica ao fazer uma comparação desdenhosa, na última semana, entre o Brasil e a Alemanha durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio.
"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", afirmou, conforme citado pelo jornalista Gustavo Queiroz, do veículo alemão Deutsche Welle, nesta segunda-feira (17).
Merz visitou a cidade de Belém, no Pará, por ocasião da Cúpula de Líderes da COP30, que reuniu dezenas de chefes de Estado e de governo nos dias 6 e 7 deste mês.
Também nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, durante discurso no Palácio do Planalto, a escolha de Belém como sede da COP30, apesar dos desafios logísticos. Embora a infraestrutura hoteleira de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo seja mais desenvolvida, ele ressaltou a importância de promover um desenvolvimento econômico verdadeiramente inclusivo, para além do eixo Sul-Sudeste.