Rússia liberta mais regiões na área da operação militar especial

Três vilarejos nas províncias de Kharkov, Donetsk e Dnepropetrovsk foram libertadas, além de duas tentativas de contra-ataque de unidades ucranianas que foram frustradas na tentativa de romper o cerco em Kupiansk.

As tropas das Forças Armadas da Rússia libertaram três localidades na área da operação militar especial, informou nesta segunda-feira (17) o Ministério da Defesa.

O ministério anunciou que se trata dos vilarejos de Dvurechanskoye, na província de Kharkov; Platonovka, na República Popular de Donetsk; e Gai, na província de Dnepropetrovsk. Na libertação das três localidades participaram os agrupamentos de tropas Sever ('Norte'), Yug ('Sul') e Vostok ('Leste').

As autoridades também informaram que unidades do agrupamento de tropas Sever continuam eliminando formações ucranianas na localidade de Rovnoye, na República Popular de Donetsk.

Nas últimas 24 horas, o exército russo repeliu cinco ataques de formações ucranianas a partir da localidade de Grishino, na República Popular de Donetsk, que pretendiam romper o cerco e ajudar as forças cercadas. Da mesma forma, foram frustradas duas tentativas de contra-ataque de unidades ucranianas que tentaram romper o cerco em Kupiansk.

Enquanto isso, na direção da cidade estratégica de Krasnoarmeisk, as tropas russas eliminaram até 290 militares ucranianos no mesmo período.

No total, a Ucrânia perdeu cerca de 1.375 militares em um dia enquanto os sistemas de defesa aérea da Rússia abateram 104 veículos aéreos ucranianos não tripulados do tipo avião.

A aviação operacional-tática, drones de ataque, mísseis e artilharia atingiram alvos do complexo energético e de infraestrutura ferroviária utilizados pelas Forças Armadas ucranianas, bem como locais de armazenamento de drones de longo alcance e pontos de mobilização temporária de formações armadas ucranianas e mercenários estrangeiros em 142 distritos.