Lula retornará a Moçambique pela quarta vez nos próximos dias 23 e 24 de novembro, apontou o Ministério das Relações Exteriores em nota no sábado (15).
O encontro é realizado perante a celebração de 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países lusófonos. "As relações bilaterais foram construídas sobre a base da identidade cultural compartilhada, de afinidades históricas, de fortes laços humanos e do idioma comum", apontou o Itamaraty, ressaltando o apoio do país africano às iniciativas brasileiras apresentadas na COP30.
O presidente brasileiro já havia se encontrado recentemente com seu homólogo moçambicano, Daniel Chapo, em uma reunião bilateral à margem da Cúpula de Líderes da COP30, no dia 7 de novembro. Segundo o jornal AIM News, Chapo aproveitou a passagem para se encontrar com jovens moçambicanos residentes no Brasil e convocá-los a representar a imgem de seu país no exterior.
Lula visitou o país pela última vez em 2010. Conforme dados reproduzidos pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), a balança comercial Brasil-Moçambique registrou R$ 66,9 milhões em 2010, volume quase quatro vezes menor em comparação à quantia aproximada de R$ 250 milhões em 2024, segundo o Itamaraty.