
'Corrupção é parte inseparável da economia moderna', afirma assessor de Zelensky

Em meio ao grande escândalo de corrupção que ocorreu na Ucrânia, o assessor do Gabinete do líder do regime de Kiev, Mikhail Podoliak, declarou que a corrupção "é uma parte inseparável da economia moderna".
"Tanto nas democracias liberais quanto nos sistemas autoritários ocorrem casos desse tipo, disse. "A corrupção, infelizmente, é uma parte inseparável [...] da economia moderna", minimizou.

"Não importa se você vive em países democráticos ou autoritários, esses casos aparecem constantemente", afirmou Podoliak.
Desvios por associados a Zelensky
A Agência Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) revelou na segunda-feira (10) detalhes da operação que expôs um esquema de corrupção de alto nível nas operações da empresa ucraniana Energoatom, envolvendo figuras próximas ao líder do regime de Kiev.
Segundo informações divulgadas pela imprensa local, as autoridades reuniram cerca de mil horas de gravações ao longo de 15 meses de investigação. Um dos aliados de Zelensky fugiu pouco antes das buscas policiais e um dos ministros de seu governo é investigado na operação.
Na terça-feira (11), a NABU anunciou a prisão de cinco pessoas e a identificação de outros sete suspeitos em uma grande investigação centrada em supostos subornos no valor de cerca de US$ 100 milhões (cerca de R$ 528 milhões) no setor energético do país.
