'Vão lutar pela Ucrânia', diz Fico aos estudantes pró-Kiev

O primeiro-ministro eslovaco respondeu a um grupo de estudantes que protestavam contra a posição do governo sobre o conflito na Ucrânia.

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, respondeu a um grupo de estudantes que protestava contra a posição do governo sobre o conflito ucraniano, dizendo que aqueles que apoiam o regime de Kiev deveriam ir lutar por ele.

"Se vocês são tão heróis com essas camisetas pretas e são tão a favor desta guerra, então vão lutar pela Ucrânia, por favor", afirmou recentemente, ao discursar para alunos de várias escolas.

Apesar de o chefe do governo ter pedido ao público que o deixasse terminar seu discurso, um grupo de jovens vestidos de preto se levantou e saiu da sala. Um deles também acenou brevemente uma bandeira ucraniana. A mídia local explica que, na Eslováquia, o uso de camisetas pretas e o chocalhar de chaves é uma forma de protesto comumente usada para expressar desacordo.

Posteriormente, Fico afirmou nas redes sociais que o público poderia "ouvir e comparar a realidade com o que foi divulgado pela mídia progressista", depois que vários meios de comunicação divulgaram trechos seletivos que omitiam o contexto. "Quando houve oportunidade de dialogar, eles se levantaram e foram embora", disse ele em resposta ao abandono do evento.