Geração Z tenta invadir Palácio Nacional no México e é contida com gás lacrimogêneo

Parte dos manifestantes que participavam da marcha da Geração Z tentou avançar em direção ao Palácio Nacional neste sábado (15), forçando o bloqueio montado pelas autoridades. Alguns usaram força para derrubar as cercas que cercavam o prédio, sede do Poder Executivo, enquanto cobriam os rostos com capuzes e máscaras.
As cenas foram transmitidas ao vivo por redes sociais e mostram o momento em que o grupo rompe uma das barreiras de segurança, o que desencadeou uma reação imediata das forças policiais. Agentes da Polícia Federal e da corporação da Cidade do México lançaram gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes e impedir que se aproximassem da entrada principal.
🇲🇽 Geração Z tenta invadir Palácio Nacional no México e é contida com gás lacrimogêneoVídeo mostra manifestantes lançando pedras contra a polícia durante ato contra o governo de Sheinbaum.Saiba mais: https://t.co/nUwHnJsTGlpic.twitter.com/jz6NwGZuBI
— RT Brasil (@rtnoticias_br) November 15, 2025
A manifestação foi convocada nas redes sociais com reivindicações por mais segurança, combate à corrupção e críticas ao governo da presidente Claudia Sheinbaum.
O assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo, foi usado como símbolo da mobilização, que também defendeu a "revogação de mandato de Sheinbaum", "reformas no sistema judiciário" e "maior transparência".
