A China realizou neste novembro testes de voo com uma pipa de 5 mil m² desenvolvida para gerar eletricidade. As avaliações ocorreram em um campo experimental na Mongólia Interior, no norte do país, e envolveram o equipamento que funciona como base de um sistema eólico de alta altitude.
De acordo com o vídeo divulgado pela CCTV+, a tecnologia utiliza ventos a mais de 300 metros de altura para transformar a força do ar em energia por meio de geradores instalados no solo.
Durante o teste, a estrutura, semelhante a um paraquedas, completou o ciclo de abertura e recolhimento no ar. O procedimento permitiu testar também o sistema de operação responsável por converter o movimento da pipa em eletricidade.
"Concluímos com sucesso o primeiro teste da maior pipa [energética] do mundo e a coleta de dados, obtendo embasamento científico para projetar a estrutura necessária ao desdobramento de todo o conjunto de equipamentos e à criação de padrões", afirmou Cao Lun, líder dos testes.
Especialistas destacam que os ventos de grande altitude são mais intensos e estáveis, o que aumenta o potencial de geração energética.
A empresa responsável pelo projeto informou que novos modelos devem ser avaliados em voos adicionais. A expectativa é iniciar a análise da capacidade real de produção elétrica no final de 2026.