
Ucrânia tenta atacar usina nuclear na Rússia

Oito drones kamikaze das forças ucranianas tentaram atacar a usina nuclear russa de Novovoronezh na madrugada de 12 para 13 de novembro, informou nesta sexta-feira (14) o diretor-geral da Rosatom, Alexei Likhachov, após reunião em Kaliningrado com Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"Cerca de oito drones foram direcionados — não há dúvida disso — para a usina nuclear de Novovoronezh", afirmou Likhachov, acrescentando que todos foram abatidos e neutralizados por sistemas de defesa aérea e de guerra eletrônica.
Danos
O governador da província de Voronezh, Alexander Gusev, indicou que os destroços de um dos drones causaram danos a equipamentos elétricos próximos à usina. Alguns reatores foram automaticamente desconectados da rede, enquanto uma continuou operando em potência máxima.
Atualmente, todas as unidades de geração de energia estão operando sem interrupção e os níveis de radiação permanecem inalterados tanto na usina nuclear quanto nas áreas ao redor, acrescentou Gusev.
"Infelizmente, este não é o primeiro ato de agressão imprudente das Forças Armadas da Ucrânia contra usinas nucleares russas", afirmou, agradecendo os funcionários da usina e os serviços de emergência pelo seu trabalho "preciso e coordenado".
