Um jovem russo de 22 anos, que consumiu bebidas energéticas durante oito anos para jogar jogos eletrônicos, sofreu paralisia nas pernas e necrose no pâncreas. Atualmente, médicos de São Petersburgo trabalham para que ele possa recuperar a mobilidade, segundo informações da imprensa local.
Artiom costumava jogar CS:GO à noite com jogadores de outros países. Inicialmente, consumia uma bebida energética por dia, mas depois passou para duas e até três. Mesmo após deixar de jogar, manteve o hábito de consumir estas bebidas.
Em julho de 2025, após sofrer uma forte dor abdominal, foi transportado de ambulância para o hospital, onde permaneceu internado durante um mês. Uma semana após regressar à sua casa, voltou a sentir dores e foi hospitalizado novamente, desta vez com diagnóstico de pseudocisto pancreático. Foi submetido a uma drenagem interna, mantendo-se no hospital por mais um mês para atendimento médico, quando então recebeu alta.
Apesar do tratamento, o estado de Artiom não melhorou: continuava a sentir-se fraco, tinha tonturas, começou a perder sua memória e as pernas começaram a falhar. O jovem acabou por ser internado no centro de cuidados intensivos, onde foi submetido a várias operações e diagnosticado com grave necrose purulenta do pâncreas e infecção generalizada, o que causou como complicação uma polineuropatia nos membros inferiores.
Atualmente, o jovem continua recebendo tratamento em São Petersburgo num processo que deverá durar entre seis meses e um ano, passando por reabilitação e reaprendendo a andar.